top of page

Pesquisadores Docentes

Prof. Dr. Evandro Marsola de Moraes

Meu interesse é a investigação dos processos evolutivos e eventos históricos envolvidos com a distribuição geográfica e a diversificação de espécies na América do Sul. 

Oriento alunos de graduação e pós-graduação pelo programa em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (www.ppggev.ufscar.br).

E-mail: emarsola@ufscar.br

Treinamento Cabreuva Ago2018 (6).JPG

Prof. Dr. Fernando de Faria Franco

Estou interessado nos processos envolvidos na origem e manutenção da diversidade neotropical. Atualmente, os projetos de pesquisa que desenvolvo são relacionados à Genética de Populações, Filogenia Molecular e Filogeografia.

 

Oriento alunos de graduação da UFSCar e de Pós-graduação pelo PPG em Biologia Comparada (USP) (https://sites.usp.br/biocomparada/pb/).

E-mail: franco@ufscar.br

Fernando Faria Franco.jpg

Msc. Monique Romero Brito

Meu maior interesse é entender o papel da expansão da aridez como mecanismo de diversificação na América do Sul. Para isso, venho trabalhando com a sistemática, biogeografia e evolução de cactos endêmicos da América do Sul, utilizando dados genômicos, morfológicos e ambientais aliados a métodos recentemente empregados em bioinformática. 

E-mail: romeiro.monique@gmail.com

37720573_2010568898953638_24768665539460

Milena Cardoso Telhe

Meu principal interesse científico é a investigação dos processos evolutivos que impulsionaram a diversificação na região Neotropical. Atualmente sou aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular na Universidade Federal de São Carlos, orientada pelo prof. Dr. Evandro M. de Moraes. Desenvolvo  trabalhos de delimitação de espécies, de filogenia e biogeografia para gêneros de cactos.

E-mail: milena.telhe@gmail.com

Foto_Milena.jpeg

Luana Maria Deoclécio da Silva

Atualmente, sou bolsista de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O meu principal foco de estudo é investigar, por meio de uma abordagem de filogeografia comparada e preditiva, as variáveis preditoras de quebra filogeográfica em táxons do Cerrado. Desenvolvo meu trabalho para entender melhor os processos que delinearam os padrões biogeográficos do Cerrado e, como conseqüência, colaborar com informações que ajudarão futuros projetos de conservação no bioma.

E-mail: luana_deoclecio@hotmail.com

​

29573107_2122414061326802_63720727681138

Isis Minhós Yano

Aluna de graduação de Biologia Bacharelado na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Realiza iniciação científica no LaGEvol estudando  a evolução de caracteres morfológicos no gênero Cereus Mill. na tentativa de entender que tipo de caractere pode ter sido importante na diversificação do gênero a partir de sua filogenia. O trabalho é orientado pelo Dr. Fernando de Faria Franco e co-orientado pelo Dr. Danilo Trabuco do Amaral.

E-mail: isisminhosyano@gmail.com

isis.png

Pesquisadores Graduação

João Victor Oliveira

Aluno de graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Realiza iniciação científica no LaGEvol, estudando como ocorreu a diversificação de um clado do gênero de cactos Cereus por meio de modelagens de distribuição potencial passada e presente, além de estimar futuros cenários para esses grupos com modelagens futuras. O trabalho é orientado pelo Dr. Fernando de Faria Franco e co-orientado pelo Dr. Danilo Trabuco do Amaral.

E-mail: joaovmo2704@gmail.com

jao.png

Pesquisadores Pós-graduação

Dr. Danilo Trabuco do Amaral

Pós-doutorando pelo Departamento de Biologia (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada (USP), meu interesse é utilizar ferramentas de bioinformática e da biologia molecular para identificar padrões e processos evolutivos e filogeográficos envolvidos com a diversificação de espécies de cactos e vagalumes neotropicais.

E-mail: danilo.trabuco@gmail.com

Danilo.jpg
bottom of page